Como consultar o saldo devedor do FIES?

FIES - Saber o saldo devedor

Contratei o FIES em 2016 para o curso de Administração de Empresas, na época consegui 97% do financiamento e pagava os outros 3% em boletos para a faculdade que cursava. Fizeram a simulação do saldo devedor no contrato que assinei, mas sabia que aquele não era o valor real que pagaria ao final do curso e do período de carência. 

Recomendo a leitura: Vale a pena fazer o FIES?


Porém, o pessoal da caixa também não sabia me informar qual seria o valor correto (na verdade, eles me deram pouquíssimas informações). Mas, em um grupo que entrei no Facebook sobre o FIES descobri que tem um jeito de saber qual é o valor devedor total e vim compartilhar com você que também está perdido nesse momento.

Como consultar o saldo devedor do FIES?


Bora pro passo a passo? Vem comigo!

1 - Acesse o site do Serasa, nesse link aqui. Caso não tenha feito o cadastro anteriormente, é rapidinho. Eles te pedem algumas informações apenas.

2 - Depois, clique em "Soluções" no cabeçalho.

Consulte o saldo devedor do FIES

3 - Role um pouco a página e no menu "Meus Dados", clique em: "Acessar cadastro positivo".


Cadastro Positivo FIES

4 - Irá abrir uma outra guia, e o menu de "Informações Positivas" contém todas as instituições financeiras que você tem alguma dívida ativa. Inclusive o banco que você financiou o FIES. No meu caso foi a Caixa Econômica Federal. Clique na setinha para expandir.



Saldo Devedor FIES

 
5 - Prontinho! Nessa aba que irá abrir, contém todas as informações do seu contrato, quantidade de parcelas pagas e quantas ainda faltam para pagar e o valor total do saldo devedor. 


FIES - Vale a pena?

Agora você já consegue acompanhar mais de perto o valor das parcelas e seus abatimentos também. 

Ah, uma coisa importante: se você ainda não tiver feito seu cadastro positivo precisa fazer antes de consultar também, ok? É rapidinho, basta preencher os dados que eles pedem e aguardar um pouco. No meu caso, fiz em uma manhã e uma hora depois já estava liberado.

Me conte, já sabia desse jeito para consultar o saldo devedor do FIES? Como está sendo a experiência pra você? Deixe nos comentários, vou adorar continuar essa conversa com você 😉

Abraços e até mais!



Compartilhe esse conteúdo com seus amigos. Obrigada!


Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram I Pinterest I Facebook Youtube


Como consultar o saldo devedor do FIES? Como consultar o saldo devedor do FIES? Reviewed by Larrine on 07 agosto Rating: 5

10 comentários:

  1. Obrigada por divulgar essa informação! Descobri recente que meu período de carência terminou e tomei um choque pq segundo meu contrato, eu pagaria R$ 195, mas os boletos estão chegando quase o dobro disso :( É uma prática comum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biaah! Obrigada pelo seu comentário :D. Infelizmente é uma prática comum sim. No meu também está vindo quase o dobro que estava no contrato que assinei na Caixa. A resposta que me deram foi que o valor que eles passam pra gente na simulação é só uma estimativa, pq conforme for passando os semestres, as mensalidades do curso aumentam e consequentemente a parcela futura de pagamento também. Fora os juros que eles colocam mensalmente em cada parcela.

      Excluir
  2. Obrigada por compartilhar, foi muito útil.

    ResponderExcluir
  3. OBRIGADA, AJUDOU MUITO, MUITO ÚTIL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que bom!! Fico feliz em compartilhar. Obrigada pelo comentário :D

      Excluir
  4. Boa dica, obrigada por compartilhar!! Só não é tão ''rapido'' assim fazer o cadastro no site. É preciso anexar umas fotos de documentos e uma selfie. Estou aguardando analisarem meus dados pra liberar o acesso, pedem até 2 dias úteis.

    ResponderExcluir
  5. Oi Danieli, obrigada!! Isso, eles pedem suas informações para liberar seu acesso, o meu foi rapidinho, no mesmo dia liberaram. Talvez estão com muita demanda agora, por isso os 2 dias úteis. Mas vai dar certo :D

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelas instruções mas me surgiu uma duvida! Meu contrato é do novo fies e entrou em fase de amortização em janeiro e tenho pagado normal, mas percebi que o saldo devedor continua subindo. Ninguem que eu conversei da caixa até entao soube me explicar como funciona!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi, tudo bem? O contrato do novo FIES é diferente de quando assinei o meu, mas acredito que esse aumento no seu sejam os juros. O pessoal da caixa quase não ajuda mesmo quando o assunto é FIES, infelizmente. Tente ver no contrato qual seria o valor aproximado de parcelas e fique no pé do pessoal da caixa, eles precisam te informar o motivo desse aumento.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.