Ikigai - Como encontrar seu propósito de vida?

ikigai


Quem nunca se sentiu perdida na vida? Sem saber qual caminho seguir ou pra onde ir em busca de um propósito, não é mesmo? 


Encontrar seu propósito de vida nem sempre é fácil, é preciso iniciar uma jornada interna de autoconhecimento, para entender e alinhar seus gostos com o que você pode oferecer para o mundo. E o ikigai pode te ajudar nessa jornada.


Pensando nisso, trouxe hoje um assunto que pode te ajudar (e MUITO!) a encontrar seu propósito de vida através do Ikigai. Vem comigo!


O que é Ikigai?


O Ikigai é uma palavra japonesa, que significa "razão de viver" e representa o motivo que faz você acordar todos os dias. 


Esse conceito surgiu em Okinawa, um grupo de ilhas localizadas ao sul do Japão. Os moradores dessas ilhas são conhecidos por ter uma expectativa de vida bem acima da média, até mesmo para os padrões de vida dos Japoneses (muitos passando dos cem anos de idade). 


Muitos estudiosos acreditam que o ikigai está diretamente ligado à vitalidade das pessoas.


Francesc Miralles e Héctor Garcia, escreveram o livro em 2016: "Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz.", onde afirmam que o Ikigai é a felicidade que vem de sempre ter algo para fazer, de se manter ocupado.


Essa ideia nos mostra que quando você encontra seu propósito, isso te mantém em movimento e motivado para enfrentar os desafios da vida. E faz muito sentido, concorda?


Como encontrar seu Ikigai?


O ikigai é composto por quatro círculos que se sobrepõem, representando as quatro perguntas abaixo:


- O que amo fazer?

- O que posso fazer bem?

- O que posso ser pago para fazer?

- O que o mundo precisa?


Ikigai - Encontre seu propósito de vida


Veja que ele não propõe nada muito complexo e trabalhoso, na verdade o ikigai vai te ajudar a descobrir o que te deixa feliz e respondendo a essas perguntas, você estará bem mais próxima de encontrar seu propósito de vida. 


Dicas para encontrar seu ikigai


Antes de tudo, reflita sobre sua vida, seus gostos e o que você espera do futuro. Agora, anote em um papel todas as coisas que você ama fazer. Sem filtros, ok? 


Liste tudo (tudo mesmo), que você goste de fazer, pode ser algum de seus hobbies, trabalho voluntário... Ao final dessa listagem, você terá respondido a primeira pergunta (o que amo fazer?).


Agora, bora pra segunda pergunta (o que posso fazer bem)?


Depois de ter listado tudo o que você ama fazer, selecione entre elas, todas as coisas que você faz bem. Sua lista vai diminuir um pouco agora.


Após essa segunda reflexão, selecione as coisas que você poderia receber para fazê-las, respondendo assim, a terceira pergunta (o que posso ser pago para fazer?). Aqui, como na primeira pergunta, não coloque limitações nas coisas que você deixou em sua lista, beleza? 


Por exemplo, você colocou que ama cozinhar e faz isso super bem, mas também ama escrever. Que tal iniciar um blog sobre culinária? Ou um canal para testar receitas? É a hora de pensar em meios de monetizar esses hobbies.


Clique aqui e confira um passo a passo para criar um blog do zero gratuitamente.


Viu que você pode ter mais de uma opção e elas nem sempre precisam ser parecidas? 


E por último, bora responder a quarta e última pergunta, o que o mundo precisa? 


Aqui, entre as opções listadas, como você pode contribuir com o mundo e fazê-lo um lugar melhor? É ensinando as pessoas alguma coisa que você sabe fazer bem? É compartilhando mensagens de superação? Vai em frente!


Essa resposta, é o seu ikigai! 


Já conhecia essa filosofia de vida? E já encontrou seu ikigai? Deixe nos comentários, vou adorar saber 😉! 


Compartilhe esse conteúdo com seus amigos. Obrigada!


Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram I Pinterest I Facebook Youtube 

Ikigai - Como encontrar seu propósito de vida? Ikigai - Como encontrar seu propósito de vida? Reviewed by Larrine on 10 outubro Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.