O Canva hoje é um grande aliado pra quem quer criar design interessantes e chamativos mas não entende muito de photoshop e de outras ferramentas profissionais de edição. Se você começou a pouco tempo a usar o Canva, provavelmente já deve ter se perguntado como escolher as melhores combinações de fontes para usar em suas artes.
Recomendo: 7 maneiras de gerar renda extra online para começar hoje mesmo!
Eu já passei muito por isso, por isso preparei esse post com as dicas que usei para me ajudar e que podem ser úteis pra você também. Ah, separei também uma lista com 22 fontes que estão disponíveis gratuitamente no Canva para você começar a usar hoje mesmo.
O Canva disponibiliza diversas fontes gratuitas e que são divididas em 5 grandes categorias: Decorativas, Letreiro, Serif, Sans Serif, Slab Serif Futurista e Script.
Cada uma das categorias possui suas características específicas e você pode ir testando de acordo com seu objetivo ao criar a arte. Veja abaixo um resumo com as diferenças dos três principais estilos:
01 - Fontes Serifadas (serif)
O termo "serif" se refere aos pequenos "pés" ou linhas ligadas ás extremidades de cada letra. As fontes serifadas dão a sua arte uma certa elegância e sofisticação.
Psicologia das fontes serifadas
São populares entre as empresas que queiram demonstrar uma elegância e sofisticação em sua marca. Como é o caso da Zara e Tiffany & Co.
![]() |
02 - Fontes Não-Serifadas (sans serif)
O termo "sans" quer dizer "sem", ou seja, "sem pés". As fontes não-serifadas não tem linhas em suas extremidades, sendo mais retas e limpas que a fonte Serif. Ao usá-las em sua arte você passa a sensação de simplicidade, de legibilidade e modernidade. Podem ser separadas em subcategorias, como geométricas, quadradas ou humanísticas.
Psicologia das fontes não-serifadas
São populares entre as empresas que queiram demonstrar um senso de sensibilidade e honestidade sem a necessidade de floreios, como é o caso do Linkedin e Calvin Klein.
03 - Fontes Script
Minhas preferidas! As fontes script incluem os tipos manuscritos, caligráficos e cursivos. Repare que seu formato é projetado para se parecer com uma caligrafia de escrita manual e em sua maioria cursiva. Ao usá-la em sua arte, você transmite a sensação de feminilidade, criatividade e de elegância. Mas tome um certo cuidado ao usá-la em excesso, pois em algumas palavras pode tornar a legibilidade difícil de entender, por isso que as combinações são tão importantes para seu design.
Psicologia das fontes Script
São populares entre as empresas que queiram demonstrar elegância, criatividade e liberdade como é o caso do Instagram e da Coca Cola.
Como combinar as fontes no Canva da forma certa?
Você pode usar dois tipos de fontes diferentes, como sans sefif e serif, uma para o título e outra para o subtítulo e corpo do texto.
Tudo vai depender de seu objetivo com a postagem, mas ás vezes o simples bem feito é melhor que tentar usar muitas fontes juntas e criar uma confusão em sua arte. Para evitar isso, uso apenas uma fonte em normal e negrito. Para o negrito deixo a parte da frase que quero destacar.
Em minhas artes gosto de usar a fonte Lato e Open Sans. Principalmente porque a Open Sans permite diversas variações de contorno, como abaixo:
Para quem está iniciando na criação de artes e ainda não tem muita segurança de como combinar esse tipo de fonte é ideal, pois te permite variar título e subtítulo de forma harmônica.
Outra fonte que gosto bastante de usar é a Montserrat, que também possui diversas variações.
Lembrando que todas as fontes acima são gratuitas e estão disponíveis para uso no site e aplicativo.
Já sabia a importância na combinação de fontes? Gostou das sugestões? Deixe sua opinião nos comentários 🥰
Ajude o Quero Detalhes a crescer. Compartilhe com seus amigos e me acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Instagram | Pinterest
Oi!
ResponderExcluirComecei a me aventurar recentemente no Canva, então já agradeço pelas dicas!
Abraços,
Andy - StarBooks