4 sites que oferecem cursos totalmente gratuitos e com certificado de conclusão


Completar as horas complementares até o fim da graduação podem dar um pouco de dor de cabeça para nós estudantes, principalmente quando temos outras coisas para nos preocuparmos, como a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou do artigo científico. 

Porém, o objetivo da faculdade ao incluir as horas complementares na grade curricular não é o de nos causar estresse, nem ansiedade, pelo contrário, as horas tem como objetivo complementar o aprendizado das matérias já cursadas no período do curso. 

Sendo assim, elas contribuem para acrescentar conhecimento em nossa formação.

Cada faculdade possui um critério diferente em relação as horas complementares. Por isso é extremamente importante que você entre em contato com o setor acadêmico responsável para conferir como você deve cumprir as horas (o quanto antes)

As atividades em geral podem ser distribuídas em duas categorias:

  • Internas: Onde devem ser realizadas dentro da faculdade, podendo ser atividades de pesquisas, palestras ministradas dentro da faculdade, monitorias, grupos de estudo, entre outros;
  • Externas: As atividades externas devem ser realizadas conforme o próprio nome indica: fora da faculdade. Podendo ser através de workshops, cursos online, estágios não obrigatórios, palestras fora da faculdade entre outros.

Na minha faculdade as horas complementares voltadas para cursos online demandam mais tempo, e possuíam a carga horário maior, por isso precisei me dedicar mais nesse quesito. E procurava por cursos que me dariam certificados de forma gratuita. 


Horas Complementares

4 sites que oferecem cursos totalmente gratuitos e com certificado de conclusão.



1 - Fundação Getúlio Vargas - FGV


A Fundação Getúlio Vargas foi uma das que mais utilizei para completar minhas horas complementares. O site possui mais de 50 cursos disponíveis de temas e horas variados. De acordo com o próprio site, a FGV foi a primeira instituição brasileira a se tornar membro do OEC - Open Education Consortium, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo e pela internet.

Na plataforma tem cursos da área de Economia, Direito, Finanças, Gestão de Pessoas, Marketing e Vendas, Relação Internacional, entre outros. E para ter acesso aos cursos é só clicar aqui.

O cadastro é bem simples e você consegue emitir o certificado na hora.


2 - Sebrae Cursos


O Sebrae oferece mais de 85 cursos também de diversos temas, que foram pensados para atender a várias necessidades e são atualizados conforme com as inovações no mercado, o que é bacana, pois não importa o período que você fizer o curso, que o conhecimento compartilhado estará sempre atual. 

O site tem uma gama extensa de cursos voltados para o Empreendedorismo, como o " Aprender a Empreender" e o "Iniciando um pequeno grande negócio". Mas você consegue encontrar cursos de Gestão de Pessoas, Marketing Digital, Qualidade no Atendimento, entre outros. O certificado também é emitido ao final do curso.

Para ter acesso a esses cursos, é só clicar aqui.


3 - Fundação Bradesco


A Fundação Bradesco foi criada em 2001, e oferece cursos para diversas áreas também, como Administração, Contabilidade, Finanças, Educação Básica, Pedagogia entre outras. Inclusive eles possuem um curso de Excel bem completo, e quem ainda precisa se dedicar um pouco, vale a pena dar uma olhada nele.

Os cursos são bem didáticos e o certificado também é emitido ao final do curso. Aqui tem mais informações.


4 - Sest Senat


O Sest Senat é uma plataforma que atua na formação e qualificação de profissionais para o mercado de trabalho. A metodologia oferece conteúdos atualizados que atendem as demandas do mercado e possuem uma quantidade grande de cursos. Aqui tem mais informações.

Aproveitem os cursos disponibilizados nessas plataformas e entreguem suas horas complementares o mais rápido possível. 


Curtiu as dicas? 

Compartilhe esse post para me ajudar na divulgação. Obrigada :D

Conhece mais algum site que também oferece certificados gratuitos? Deixe nos comentários para ajudar outras pessoas também.

Me acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Instagram | Pinterest
4 sites que oferecem cursos totalmente gratuitos e com certificado de conclusão 4 sites que oferecem cursos totalmente gratuitos e com certificado de conclusão Reviewed by Larrine Santos on 11 março Rating: 5

6 comentários:

  1. eu já conhecia esses sites, apesar de ter feito um curso uma vez no do Bradesco. Muito bom por sinal!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, os do Bradesco são bem completos! Gostei bastante.

      Excluir
  2. Sites muito bons. Gosto dos da FGV, tem várias opções legais. Gosto bastante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um dos mais completos viu. Muito bom. :D

      Excluir
  3. Adoreii e salvei os sites! <3

    ResponderExcluir
  4. Show!! Salvei todos pra fazer. Obrigada!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.