Top 10 - Curiosidades sobre Portugal


Localizado na Península Ibérica, Portugal é um país europeu banhado pelas águas do oceano Atlântico e faz fronteira com a Espanha. Atualmente, Portugal é uma das principais escolhas dos brasileiros (principalmente de estudantes) que querem morar na Europa. 


Tenho me interessado muito por Portugal, por isso hoje vim compartilhar com você 10 curiosidades sobre o país. Vem comigo?


10 curiosidades sobre Portugal


Curiosidades sobre Portugal


1 - Qual é a capital de Portugal?


Com mais de 10 milhões de habitantes, Portugal é considerado um dos países mais antigos do continente europeu e sua capital é Lisboa, uma das cidades mais populosas do país. 

2 - Os Castelos em Portugal


Antigamente, os castelos eram construídos para proteger e abrigar as famílias reais e o reino. Particularmente, amo entender mais sobre a história de castelos antigos e em Portugal você vai encontrar muito deles. 

Conheça um pouco mais sobre o Castelo dos Mouros e o Castelo de São Jorge:

Castelo dos Mouros:


O Castelo dos Mouros foi fundado no século X e está localizado em um dos cumes da serra de Sintra. Segundo o site Parque de Sintra, o castelo possui uma paisagem única sobre a vila e mais ao longe, é possível ver o contraste entre o verde da serra e o azul do oceano Atlântico. No site deles tem os preços (a partir de 8 euros) e horários para agendar uma visita ao castelo. 

Castelo de São Jorge:


Castelo de São Jorge está localizado em Lisboa e fica aberto todos os dias para visitação de turistas. Construído há mais de 8 séculos é uma das construções mais antigas da cidade. Ele foi construído para proteger a cidade dos romanos e antigamente guardava os tesouros da família real. 

No site "Castelo de São Jorge" você encontra a agenda e preços para visitação. É só clicar aqui.

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge

3 - A livraria mais antiga do mundo fica em Portugal


Sabia disso? A livraria Bertrand foi inaugurada em 1732, em Lisboa. Em 2011, recebeu o título de livraria mais antiga do mundo pelo Guinness World Records


4 - Qual a idade permitida para dirigir em Portugal? 


Em Portugal é permitido dirigir a partir dos 16 anos de idade, diferente do Brasil que só é permitido tirar carteira a partir dos 18 anos.


5 - A segurança em Portugal


Portugal está entre os 5 países mais seguros do mundo, ocupando a quarta posição, segundo o relatório Global Peace Index 2021. Entre os outros países que compõem a lista estão a Islândia, a Dinamarca e a Nova Zelândia. Nessa lista, o Brasil ocupa a 128ª posição. 

6 - A política em Portugal


Ao contrário do Brasil, o sistema vigente em Portugal é o parlamentarismo. Nesse sistema a pessoa que comanda o país não é eleita diretamente pela votação popular e sim através dos parlamentares eleitos, recebendo o título de "Primeiro Ministro". Assim, o presidente da república e o primeiro ministro possuem papéis e funções diferentes. 

7 - A educação em Portugal


Após o Tratado de Bolonha, em Portugal a maioria dos cursos de graduação passaram a ter a duração de 3 anos, exceto os cursos voltados para a área da saúde, como Medicina.

8 - O idioma de Portugal


Como você deve saber, o Português é o idioma oficial do país. Assim como no Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Angola, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiana Equatorial (ou seja, mais de 236 milhões de pessoas em todo o mundo falam português).

9 - Uma das mais antigas universidades do mundo fica em Portugal


Universidade de Coimbra

Inaugurada em 1290, a Universidade de Coimbra é considerada a mais antiga da Europa. É considerada como uma das melhores universidades de Portugal e foi a pioneira em aceitar brasileiros através do ENEM

Na Universidade você encontra os cursos de Direito, Medicina, Letras, Farmácia, Ciências e Tecnologia, Economia, Ciências da Educação, Psicologia, Educação Física e Ciências do Desporto.

10 - Harry Potter em Portugal?


Não poderia deixar passar essa! Os universitários de Portugal costumavam usar trajes parecidos  (capas pretas, parecidas com uma batina), como o que vimos nos estudantes de Harry Potter. Acredita-se que essa tradição teve alguma influência na história de Harry, principalmente pelo fato da J.K. Rowling ter morado por 18 meses no Porto. Bacana né?

Já conhecia essas curiosidades sobre Portugal? Acrescentaria mais alguma? Deixe nos comentários, vou adorar saber. 

Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram I Pinterest I Facebook Youtube
Top 10 - Curiosidades sobre Portugal Top 10 - Curiosidades sobre Portugal Reviewed by Larrine on 23 abril Rating: 5

2 comentários:

  1. Amei o post. Adoro ver os castelos e os prédios mais antigos, a arquitetura do país é bem rica.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Tay!! Obrigada pelo seu comentário <3. Eu amooo a arquitetura deles e sonho em conhecer um dia.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.