4 lições que vão te ajudar a escolher uma profissão

Escolher uma profissão nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente por sabermos que essa escolha irá refletir imensamente em nosso futuro.


Vejo pessoas que já sabem o que querem desde muito cedo, escolhem uma área e seguem firmes na decisão, sendo felizes com isso. Já uma outra parcela de pessoas (e me incluo nelas), sofrem para escolher uma profissão e passam um longo tempo com medo de errar e se frustrar se fizer uma escolha errada. 

 

E para as pessoas indecisas, geralmente a primeira opção de curso nem sempre é a "certa". Cabe a você decidir se conclui o curso iniciado ou se desiste e procura algo que realmente brilhe os olhos. 


Como escolher uma carreira?


Eu por exemplo, com 18 anos entrei no curso de Engenharia de Produção Mecânica, influenciada por um antigo chefe, que também havia feito esse curso e amava. No começo tudo era novidade, mas depois de cinco semestres percebi que não era o que eu queria e nem tinha nada a ver comigo. 


Vi que meu antigo chefe me passou a visão dele sobre o curso e a carreira, que ele se sentia realizado com a escolha, porque tinha tudo a ver com seu perfil, e não com o meu. Decidi parar o curso e tentar outra coisa, só não sabia o que ainda. 


Aperte o play


Depois de uns meses, escolhi a Administração e fui até o fim. Hoje mais madura, percebo que foi uma boa escolha, mas se tivesse que tomá-la hoje escolheria outra coisa (geminiana indecisa kkkkkkkk). 


Mas tirei boas lições sobre toda essa jornada e é sobre isso que quero conversar com você hoje. Vem comigo?


Como escolher uma profissão?


Lição 1: Pesquise, pesquise, pesquise…


Antes de tomar essa decisão tão importante, é preciso pesquisar muito sobre as áreas que você gosta e poderia seguir. Use o google, o linkedin e os sites das instituições que oferecem os cursos que você tem em mente.


Lição 2: Converse com outras pessoas da área


Conversar com outros profissionais da área que você quer entrar também é uma ótima ideia, afinal quem melhor para te mostrar a realidade da profissão que alguém que está passando por isso, não é mesmo? 


As redes sociais podem e vão te ajudar muito com isso. Principalmente o Linkedin, se você ainda não tem um perfil ativo por lá, sugiro que comece o quanto antes. 


Lição 3: Cuidado com a opinião das outras pessoas


Quando conversei com amigos e família sobre a decisão de sair do curso de Engenharia, a primeira coisa que me falaram era para não desistir, que eu estava quase no fim do curso, que se eu desistisse iria jogar quase três anos fora e blá, blá, blá...


Mas a vida é assim, passamos por erros e acertos e temos que saber lidar com as escolhas que são importantes para nós e que irão refletir em nosso futuro. Mesmo que muitas vezes isso vá de encontro com a opinião de pessoas queridas e próximas. Afinal, só quem sabe o que a gente sente, somos nós mesmos


Lição 4: Arrisque!


E o mais importante: ter a noção que cada ação tem uma reação. Se você acredita em algo vale a pena arriscar e ver no que dá. 


Podemos quebrar a cara? Podemos! 


Mas se não fizer, nunca saberemos se a decisão foi boa ou não.


E foi isso que eu fiz, me arrisquei. Larguei o curso e um tempo depois entrei em outro. Hoje consigo ver que a Administração me abriu muitas portas. E não me arrependo da minha escolha.


Escolha da carreira


E uma última dica:  Quero te convidar a conhecer a Workalove. Uma edtech que está crescendo no mercado e que acredita no potencial da educação para mudar a vida das pessoas. Eles desenvolveram o Currículo do Futuro, uma versão ampliada do currículo tradicional que está ajudando diversos jovens a se autoconhecerem e deslancharem em suas carreiras. 


Se eu tivesse conhecido a Workalove e o Currículo do Futuro a há alguns anos atrás, muitas das escolhas que tomei teriam acontecido mais rápido e mais cedo.


Acompanho os conteúdos deles no instagram e sempre aprendo muito. Clique aqui para conhecê-los.


Enfim, é isso. Se você não está feliz com alguma escolha, mude a rota. Busque sua felicidade. O que não vale é insistir em uma coisa que não está legal para agradar alguém ou por medo de arriscar. Isso só irá te transformar em uma pessoa frustrada e infeliz. Não vale a pena!


As escolhas são necessárias!


Agora me conta, como você escolheu sua carreira? Bora conversar nos comentários 🥰!


Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram I Pinterest I Facebook Youtube


4 lições que vão te ajudar a escolher uma profissão 4 lições que vão te ajudar a escolher uma profissão Reviewed by Larrine on 01 março Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.