Ideias de paleta de cores para seu perfil do Instagram

Quando você pensa na cor vermelha, qual marca vem primeiro a sua mente? Coca Cola? E as cores vermelha e amarela? McDonald´s, acertei? 


Muitas vezes o nome da marca nem precisa estar visível, apenas com suas cores conseguimos identificá-la. Esse é o poder das cores.  E é algo que tem muito a ver com a mensagem que você quer passar para as outras pessoas, sabe? 


Por isso, separei algumas sugestões legais de paletas para você que está na dúvida sobre qual usar em seu perfil do instagram. Bora comigo?


Quero Detalhes - Paleta de Cores

O que é uma Paleta de Cores?


O visual de uma marca conta muito, e antes de entrarmos nas dicas, vamos entender o que é uma paleta de cores. 


A paleta de cores é um conjunto de cores harmônicas, usadas para gerar uma identidade visual para a marca, produto ou para seu perfil no instagram.


As paletas de cores estão presentes em praticamente tudo que a gente vê, e muitas vezes nem percebemos. Como falei no início desse post, elas estão muito ligadas com a mensagem que você quer passar para sua audiência, como no exemplo do vermelho e amarelo do McDonald´s, que transmitem a sensação de calor, alegria, entusiasmo e vivacidade (e uma vontade de comer hambúrguer rsrsrsrs). 


E sabia que tudo isso tem uma explicação psicológica? Vamos conversar sobre isso agora.


Veja também: Fontes Graffiti no Canva 


Como definir as cores certas para meu perfil?


Usando a psicologia das cores. Um estudo que mostra como nosso cérebro entende as cores e como elas influenciam em nossas emoções, comportamentos, desejos e sentimentos. Mas como definir quais cores usar em seu perfil? 


O primeiro passo é identificar qual a mensagem que você quer passar em seu perfil e qual será seu nicho de atuação (algumas cores combinam melhor que outras dependendo do nicho).


O livro "A psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão", de Eva Heller é bem bacana e fala em detalhes sobre o poder das cores em nossas decisões. 


Sinopse: Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores: de ditados e saberes populares até sua utilização na área de design de produto, os diversos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a manipulação de pessoas, os nomes e sobrenomes relacionados com as cores etc. A diversidade desta abordagem faz do trabalho de Eva Heller uma ferramenta indispensável para todos os que trabalham com cores: artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, decoradores, arquitetos, designers de moda, publicitários, entre outros.


Saiba mais sobre o livro físico AQUI.


Para ficar um pouco mais fácil, separei pra você as sensações (segundo especialistas do No Film School) das cores mais usadas em paletas de cores.


Significado das cores - Vermelho

O vermelho traz as sensações de: raiva, paixão, fúria, ira, desejo, excitação, energia, velocidade, força, poder, calor, amor, perigo, fogo, sangue.


Significado das cores - Rosa

O rosa traz as sensações de: amor, inocência, saúde, felicidade, satisfação, romantismo, charme, brincadeira, leveza, delicadeza, feminilidade.


Significado das cores - Ouro

O ouro traz as sensações de: preciosidade, extravagância, calor, riqueza, opulência, prosperidade, grandeza.


Significado das cores - Prata

O prata traz as sensações de: riqueza, glamour, fascínio, diferença, natural, suave, macio, elegante, tecnológico.


Significado das cores - Laranja

O laranja traz as sensações de: humor, energia, equilíbrio, calor, entusiasmo, vibração, expansão, extravagância, excessivo, flamejante.


Significado das cores - Verde

O verde traz as sensações de: cura, calma, perseverança, tenacidade, autoconsciência, orgulho, natureza, meio ambiente, saudável, sorte, renovação, juventude, vigor, primavera, generosidade, fertilidade.


Significado das cores - Azul

O azul traz as sensações de: fé, espiritualidade, contentamento, lealdade, paz, tranquilidade, calma, estabilidade, harmonia, unidade, confiança, verdade, confiança, conservadorismo, segurança, limpeza, ordem, céu, água, frio, tecnologia.


Significado das cores - Roxo

O roxo traz as sensações de: erotismo, realeza, nobreza, espiritualidade, cerimônia, misterioso, transformação, sabedoria, conhecimento, iluminação, arrogância, poder, sensibilidade, intimidade.


Significado das cores - Marrom

O marrom traz as sensações de: materialismo, excitação, terra, casa, ar livre, confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade.


Significado das cores - Preto

O preto traz as sensações de: poder, sexualidade, sofisticação, formalidade, elegância, riqueza, mistério, anonimato, infelicidade, profundidade, estilo, tristeza, raiva.


Significado das cores - Branco

O branco traz as sensações de: proteção, amor, respeito, mesura, pureza, simplicidade, limpeza, paz, humildade, precisão, inocência, juventude, nascimento, inverno, neve, esterilidade, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frio, clínico.


Significado das cores - Amarelo

O amarelo traz as sensações de: sabedoria, conhecimento, relaxamento, alegria, felicidade, otimismo, idealismo, imaginação, esperança, claridade, verão, desonestidade, covardia, traição, engano.


Paleta de cores no Canva


E você pode criar a sua pelo próprio Canva, sabia disso? 


Nesse tutorial, eu te explico como deixar sua paleta salva para não precisar digitar sempre os códigos das suas cores. Clique aqui para assistir (é o tutorial 8).


Separei aqui algumas sugestões feitas no Canva pra você se inspirar. Usei a combinação de três cores, mas você pode combinar com mais ou menos também, combinado?


- Cores usadas na sugestão 01: #a148a1 - #f0de9c - #54baab 

- Cores usadas na sugestão 02: #d9628d - #f2d0d7 - #732d3f


Ideias para sua Paleta de Cores


- Cores usadas na sugestão 03: #0d0d0d - #bf0449 - #0583f2

- Cores usadas na sugestão 04: #59ff75 - #8f0723 - #db3759


Paleta de Cores Canva

- Cores usadas na sugestão 05: #37db52 - #db4c21 #82db2c

- Cores usadas na sugestão 06: #8614a0 #f2e7e5 #e42e77


Paletas


- Cores usadas na sugestão 07: #380267#ffffff#d03e67

- Cores usadas na sugestão 08: #fad02c#f4f4f4#5e9918


Cores da paleta


- Cores usadas na sugestão 09: #0e3b43#9aaca4#ef476f

- Cores usadas na sugestão 10: #d7919f#13131a#e5e2db


Ideias de cores


7 Sites que vão te ajudar a fazer sua paleta de cores






- Canva (se ainda não tiver o Canva Pro e quiser testá-lo gratuitamente por 30 dias, é só clicar aqui)




O post ficou um pouquinho grande, mas quis trazer algo bem completo para te ajudar a entender a importância das cores para seu perfil. Espero que tenha gostado! 


Deixe nos comentários o que achou, vou adorar saber 😍


Até a próxima!


Compartilhe esse conteúdo com seus amigos. Obrigada!

Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram I Pinterest I Facebook Youtube

Ideias de paleta de cores para seu perfil do Instagram Ideias de paleta de cores para seu perfil do Instagram Reviewed by Larrine on 03 janeiro Rating: 5

2 comentários:

  1. Olá!
    Queria ter essa organização para fazer uma paleta no instagram, o meu tem várias fotos pessoais bagunçadas mas eu amo.
    Beijos.



    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha te entendo super Vanessa!! Uso bastante a minha nos destaques e tento organizar o feed tbm, tbm amooo
      Obrigada pelo comentário <3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.