PASSOS QUE USEI PARA MELHORAR MINHA FLUÊNCIA EM INGLÊS

Aprenda inglês

O inglês se tornou essencial para as pessoas que almejam melhores oportunidades em sua vida profissional. Porém, no Brasil atualmente apenas 5% da população domina a língua fluentemente

Pessoalmente, já perdi algumas (BOAS) oportunidades profissionais por não dominar o inglês, e isso me deixou muito frustrada na época. 

Por isso que resolvi que precisava mudar essa situação e comecei diversos cursos em escolas de idiomas, buscando aprender a língua, já que as aulas que tive no ensino médio não saiam do famoso Verbo to Be.

Cursei dois anos e meio em uma escola conhecida aqui na cidade, mas durante o tempo também não conseguia avançar no aprendizado, apesar de já conseguir entender várias coisas que antes não entendia e ficava perdida. 

Depois desse tempo, resolvi sair da escola de inglês e aprender por conta própria. 

Fiz um compromisso comigo mesma de que iria me dedicar seriamente, e estudar todos os dias um pouco para conseguir alcançar a tão sonhada fluência. 

Ainda estou no meio do caminho, mas já percebo um progresso grande em meu vocabulário, além de já conseguir assistir filmes sem legenda (o que me deixa muitooo feliz). Por isso hoje vim compartilhar com vocês algumas coisas que percebi durante esse aprendizado. 

Porque algumas pessoas acham o inglês um idioma difícil de aprender?


Nos primeiros contatos com o idioma, realmente parece uma coisa muito complicada de entender. Mas tudo na vida é assim. 

Porém, ao contrário do que você pensa (e eu pensava), o inglês não é um bicho de sete cabeças, se você se dedicarO primeiro ponto que observei é a similaridade do alfabeto inglês e do português. 

Isso já é um ponto bem positivo, se compararmos com outras línguas (com alfabeto diferentes), como chinês, russo, grego, árabe, que possuem um alfabeto totalmente diferente do Português.

Sabia que aprender o Português também é bem complicado?


Antes de realmente começar a estudar sozinha, precisei me convencer que o idioma não era tão difícil como achava, apenas não tinha tido muito contato antes. E percebi que nosso idioma também é bem complicado de aprender para quem não é nativo. 

O Português possui vários tempos verbais que o inglês não tem, e praticamente todos os pronomes pessoais passam por alterações. 

No inglês também não tem a distinção de gênero em todas as palavras, como acontece com o Português, e algumas palavras são escritas da mesma maneira tanto para feminino quanto para masculino, como em Friend, que pode ser traduzido como amigo/amiga, ou em Teacher que pode significar professor ou professora.

Algumas palavras dos dois idiomas são bem parecidas


Para facilitar ainda mais minha melhora no inglês, percebi que algumas palavras dos dois idiomas são bem parecidas. 

Essas palavras que possuem similaridade entre o inglês e o português são conhecidas como falsos cognatos, e devemos ter muito cuidado com elas, para não traduzirmos de forma errada, pois seus significados podem ser totalmente diferentes do que a palavra representa no português. 

Por exemplo:

  • Pretend: Se formos traduzir essa palavra ao pé da letra, seria algo como Pretender. Mas estaria errado, já que no inglês, pretend é fingir.
  • College: Parece algo como colégio, mas é Faculdade.
  • Mayor: A primeira vista pode ser traduzido como Maior, mas a tradução é prefeito.
  • Costume: Essa pode nos confundir ainda mais, pois temos essa palavra no português, mas sua tradução é Fantasia.
  • Pasta: É outro falso cognato que pode confundir, por também termos essa palavra no nosso alfabeto, mas no inglês pasta é massa.

Enfim, existem diversos falsos cognatos espalhados no inglês e precisamos ficar atentos para não confundi-los. Para isso, quanto mais contato você tiver com o idioma, melhor para aumentar seu vocabulário. Ok?

E fora os falsos cognatos, ainda existem aquelas palavras que são escritas parcialmente iguais ao português e possuem o mesmo significado, como em Comedy (comédia), banana, literature (literatura), idea (ideia), cinema...

Mesmo sem saber, você já tem contato com diversas palavras em inglês


E já as usam em seu dia a dia. Aqui no Brasil usamos muitas palavras oriundas do inglês e já estão tão implantadas em nosso dia a dia que as vezes nem nos damos conta. Como acontece com Pendrive, Facebook, Shampoo, Internet...

Diversos aplicativos (BONS) e gratuitos


Com a facilidade de acesso a internet, conseguimos ter contato com diversos aplicativos super úteis para auxiliarem no aprendizado. Uso bastante esses:

  • Duolingo: Esse é um dos melhores. O Duolingo é bem completo e mistura desafios com o aprendizado. Os níveis vão ficando mais difíceis conforme você for avançando de fases. E a nova atualização com histórias que simulam diálogos é fantástica. O objetivo do aplicativo é que o usuário memorize as palavras, expressões, vocabulário e gramática.

  • Memrise: Assim como o Duo sua versão gratuita também é bem útil, possui vários níveis de fácil aprendizado em seus mais de 300 mil cursos no "jardim do conhecimento". Também é muito bom.

  • Busuu: O bom desse aplicativo é que você tem contato direto com falantes nativos do idioma que você escolher para estudar, o que vai te ajudar na pronúncia, além da memorização e escrita. Além do inglês, possuem cerca de 12 outros idiomas e a versão gratuita também é muito útil. Porém, se você quiser adquirir a versão paga, terá acesso a mais funcionalidades como poder praticar offline, as lições de gramática e o treinador de vocabulário adaptável.

Mas claro, que eles sozinhos não fazem milagres. É preciso se dedicar e mesclar com outros meios de aprendizado.

Canais do Youtube que ensinam inglês

  • Cintya Sabino: Gosto muito desse canal. Nele a Cintya compartilha aulas do que aprendeu durante seu intercâmbio nos Estados Unidos e Canada. Além de dar dicas de expressões e como é a vida dos americanos nativos.

  • Matheus Tomoto: Conheci o canal do Matheus ano passado e é realmente muito bom. Além de dicas de inglês ele ajuda a quem se interessar a conseguir um bom intercâmbio, sem gastar muito com as escolas que oferecem esse serviço.

  • Carina Fragozo: O English in Brazil by Carina Fragozo é um dos melhores canais de inglês na minha opinião, ela explica bem claramente sobre gramatica, verbos, frases mais usadas por nativos, pronuncias, dicas de estudo, curiosidades, entrevistas com nativos e cultura.

Tenha um caderno


E anote tudo que você aprender. Essas anotações irão te ajudar a memorizar com mais facilidade. No meu caderno separei as últimas páginas páginas para fazer um mini dicionário, e coloco o desenho da palavra em sua frente, por exemplo, se a palavra é janela, coloco Window e desenho (tento desenhar hahaha) uma janela em sua frente. Isso me ajuda bastante a assimilar o objeto com sua tradução.

A jornada do Autodidata em Inglês


Um ebook super completo com todos os níveis de inglês. O material é dividido em capítulos curtinhos que me ajudaram na rotina diária que criei. Tem também vários áudios e exercícios para te ajudar a praticar. É um material que sempre indico para meus amigos que também querem melhorar a fluência.


Veja mais sobre o Ebook aqui.

Use suas séries/filmes preferidos para melhorar sua fluência


Esse é um dos melhores meios para melhorar sua pronúncia. Assisto muito Harry Potter em inglês que é uma das minhas sagas preferidas. Você pode escolher séries ou filmes que gosta e começar a praticar

Primeiro comecei a assistir com legenda e com áudio em português, depois de um tempo comecei a fazer o contrário, assistir em inglês e com legenda em português e agora já assisto em inglês e sem legenda.  Quando é um gênero que gostamos fica mais fácil de assimilar e entender.

E por último, use e abuse do Google. Temos disponível diversos conteúdos que são facilmente localizados através do Google e tenho certeza que uma dessas ajudas poderá te auxiliar nessa jornada para a fluência.


Mas nada vem de uma hora para outra. Será preciso muitaaa dedicação e esforço, diário para que isso aconteça, mas não é algo impossível. 

Se você também está em busca da fluência, conte para a gente o que tem feito para consegui-la. Todas as dicas são bem vindas💓.

Compartilhe esse post com seus amigos e me siga nas redes sociais: Facebook | Instagram | Pinterest 

PASSOS QUE USEI PARA MELHORAR MINHA FLUÊNCIA EM INGLÊS PASSOS QUE USEI PARA MELHORAR MINHA FLUÊNCIA EM INGLÊS Reviewed by Larrine Santos on 09 abril Rating: 5

3 comentários:

  1. Preciso urgentemente voltar a estudar, criar um cronograma e seguir certinho... Queria estar aproveitando esse momento, mas estou dando prioridade a outas coisas mesmo.Vou repensar!

    Beijos!
    Neila Bahia ♥️
    neilabahia.com | @neilabahia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um cronograma ajuda mesmo, Neila. Estou tentando seguir o meu, mas tem dias que é um pouco difícil hahaha
      bjoos

      Excluir
  2. Concordo, tudo no começo não é fácil.

    Em tudo na vida é preciso ter dedicação e disciplina.

    Na minha humilde opinião, é muito mais fácil aprender a conjugar verbos em inglês do que em português.

    Amei o conteúdo desenvolvido; tem muita coisa importante no que diz respeito ao aprendizado do idioma.

    Parabéns pelo conteúdo desenvolvido!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.