Dicas para manter a autoestima durante a transição capilar



Todo mundo que resolve passar pela transição capilar, merece meus parabéns. É um período muito complicado, ás vezes doloroso e uma jornada de autoconhecimento.

Os primeiros meses são os mais difíceis, e os mais tentadores para desistirmos também. 

Comecei minha transição há quase três anos e esse pensamento de desistir de tudo e voltar a alisar passou muitas vezes por minha cabeça. Olhava no espelho e não me reconhecia mais. Principalmente depois do Big Shop, que resolvi ficar um tempo sem escova e chapinha, para viver a experiência real da transição. 

Como encarei a Transição Capilar


Então se você assim com eu, resolveu abandonar de vez os alisamentos e ainda está estranhando seu novo cabelo, vem comigo.

Aprenda a se amar: O processo de autoconhecimento na transição é inevitável. É como se uma nova pessoa estivesse na frente do espelho, e ainda não nos conhecêssemos. Era assim que eu me sentia ás vezes. 

Busque referências: Você não está e nem precisa passar por esse momento sozinha. As referências nessa fase é essencial. É muito bom ver pessoas que já passaram por ela e como estão atualmente, nos dá a sensação de que é realmente possível e apenas uma questão de coragem e tempo. O youtube pode te ajudar muito com isso.

Teste penteados novos: O bom dos cabelos cacheados é que dá para criar vários penteados diferentes, até nos coques dá para criar algo novo. Aposte em tranças, uso de tiaras, arquinhos... 

Chame as amigas para sair: Não é todo dia que você estará animada. Com certeza a bad vai bater em algum momento e vai trazer junto a vontade de desistir. Principalmente quando nada do que você fizer em seu cabelo estiver resolvendo. Então, para evitar a neura de querer desistir, vai relaxar um pouco. Chame suas amigas para um dia de distração, façam uma festa do pijama para rir bastante, vão para uma sessão de filmes e comidas, testem maquiagens...toda ajuda nesse momento é muito importante, e tenho certeza que suas amigas estarão dispostas a te apoiar também.

Conheça seu cabelo: Aproveite esse momento para conhecer e entender esse novo cabelo. A cada mês ele ficará mais visível, conforme for crescendo e conhecê-lo irá te ajudar a cuidar melhor. 

Os cabelos cacheados são divididos em seis tipos: 

  • 3A - Cachos mais abertos e finos;
  • 3B - Cachos mais volumosos e mais definidos;
  • 3C - Cachos mais fechadinhos e ressecados;
  • 4A - Cachos mais ressecados e grossos;
  • 4B - Cachos finos e ressecados;
  • 4C - Cachos sem definição e finos.

Cada tipo necessita de um cuidado diferente, tem alguns formatos que são mais ressecados e precisam de mais hidratações, outros são mais finos e sem volume, fazendo com o que o cuidado seja diferente. Devido ao formato de mola dos cabelos cacheados e crespos, eles precisam de um reforço nas hidratações e umectações também.

Uma coisa que percebi em meu cabelo é que ele tem dois formatos, o 3B e o 3C. Na parte da frente os cachos são mais abertos e fáceis de cuidar, já da parte do meio para o fundo é mais seco e os cachos são mais juntinhos, isso faz com que ele embole demais nessa parte e preciso desembaraçar com bastante cuidado para não quebrar.

Pelas pesquisas que fiz nesse período, isso é bem normal de acontecer, ter mais de um tipo de cacho, e saber reconhece-los para cuidar melhor faz muita diferença.

Pense no crescimento: Essa é a melhor parte. Quando estamos acostumadas a alisar o cabelo, ele tende a ficar muito frágil e quebra com mais facilidade. Isso acontece devido as agressões que o fio sobre para mudar sua estrutura. E quando paramos de alisar, os fios naturais crescem mais fortes e não quebram facilmente. E crescem mais saudáveis.

Eu estou vendo isso na prática. Antes meus cabelos demoravam muito para crescer. E estavam sempre quebrados. E durante esses quase dois anos já percebi que o crescimento está bem melhor.


Aproveite esse momento ao máximo. E lembre-se por mais que no início tudo pareça difícil, o resultado final será muito gratificante. 

Conte para a gente como foi ou está sendo sua transição também. Trocas de experiências são sempre bem vindas.

Me acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Instagram | Pinterest
Dicas para manter a autoestima durante a transição capilar Dicas para manter a autoestima durante a transição capilar Reviewed by Larrine Santos on 04 abril Rating: 5

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.