4 FORMAS DE DIVULGAR UM POST (SEM PARECER CHATO OU FAZER SPAM)

Quando comecei com o blog, lá em 2014, eu achava que era um processo simples. Era apenas pesquisar sobre algo, elaborar o post, postar e pronto, deixa que o Google faça todo o trabalho em divulgar e mostrar para outras pessoas.

Como estava enganada. Se você fizer apenas isso, o Google não vai poder te ajudar e trazer seus mil primeiros leitores de uma hora para outra. Será preciso tomar atitudes para que o Google entenda a relevância de seu conteúdo e como ele será útil para outras pessoas. 

Porque se você não fizer nada, começará a se frustrar com o baixo nível de tráfego (assim como eu ficava).

Mas hoje vamos acabar com isso. Vem comigo!

Divulgue seus posts (sem parecer chato ou fazer spam)

1 - COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS

Amigos de verdade torcem para seu sucesso e essa é uma das formas mais rápidas para compartilhar seus posts e gerar tráfego orgânico para seu site no início

Aproveite seu círculo de amigos e mande para eles seus posts novos, peça para que comentem o que achou e te ajude a compartilhar com outros amigos também. Divulgue também para seus parentes mais próximos, toda ajuda no início é bem vinda.

2 - PARTICIPE DE GRUPOS NO FACEBOOK

O Facebook ainda é a rede social mais popular que temos no mercado, e possui cerca de 2,5 bilhões de usuários ativos mensalmente. E por que não aproveitar todo esse potencial ao seu favor? 

Procure por grupos que estejam alinhados nos temas abordados por você em seu blog e interaja bastante por lá. Mas demonstre interesse de verdade nessas interações, leia e comente nas publicações de outras pessoas (se faça presente). 

Quem sabe além de divulgar seu blog, você ainda faça novas amizades?

Crie uma página para seu blog também, e a mantenha atualizada, mas não fique apenas mandando os links de seus posts por lá, isso pode não agradar as pessoas que curtem a página. Tente mesclar o envio dos links com outros conteúdos, faça com que as pessoas interajam e crie interesse pelo que você tem a dizer, com isso os acessos ao seu blog acontecerá de forma natural.

Algumas ideias de publicações que você pode fazer:

  • Fale sobre você e seu blog;
  • Poste frases motivacionais;
  • Monte infográficos divertidos sobre assuntos abordados em seu blog;
  • Faça sorteios;
  • Faça enquetes e peça opinião das pessoas sobre algo.

3 - UTILIZE O INSTAGRAM

Assim como o Facebook, o Instagram é outra rede social com enorme potencial para gerar tráfego para seu blog. Com cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, você pode criar estratégias nessa rede para alavancar seu blog. Crie a página do seu blog e comece a interagir com os usuários por lá também.

Da mesma forma que o Facebook, poste conteúdos relevantes para fazer com que as pessoas se interessem por você e consequentemente com seu blog. Você pode usar as mesmas ideias de conteúdos, mas lembre-se de adequar as postagens para o Instagram. 

Teste as ideias e utilize as que mais te dão resultado. Interaja também com seus seguidores através de enquetes e perguntas nos stories.

Obs.: Utilize também outras redes sociais, como o  twitter e o Youtube para te ajudar com o crescimento do seu site.

4 - APROVEITE O ENORME POTENCIAL DO PINTEREST

Com cerca de 322 milhões de usuários mensais, o Pinterest possui um enorme potencial de crescimento e pode te ajudar a gerar tráfego orgânico e qualificado para seu blog. Principalmente porque diariamente são feitas mais de 10 milhões de indicações por lá. 

O Pinterest é uma ferramenta de busca por imagens muito parecido com o Google, e o ideal é manter uma frequência em suas postagens. Uns 10 a 15 pins diários é o ideal para fazer com que o algoritmo do Pinterest reconheça suas postagens como relevantes.

Faça assim:

  • Depois de elaborar um post, comece criando pins sobre essa postagem;
  • Teste imagens e textos diferentes;
  • Faça uma pergunta que será respondida por seu post;
  • Se o seu post for ensinando algo, crie um passo a passo resumido sobre ele;
  • Monte um infográfico sobre o tema;
  • Compartilhe um trecho do seu post, algo que faça as pessoas ficarem curiosas para continuar lendo e consequentemente irem para seu blog...

Com as postagens diárias, o Pinterest alavanca sua conta e entrega seus pins para mais pessoas. 

E com mais pessoas vendo suas publicações, mais tráfego pode gerar para seu blog (lembre-se de passar sua conta para o perfil profissional, assim você consegue acesso ao Analytics para monitorar quem está se interessando por suas postagens, origem e o que mais está fazendo sucesso).

IMPORTANTE: Não duvide do potencial dessa rede em gerar tráfego orgânico para seu site. Quanto antes você desvendar o Pinterest, mais rápido irá ajudar seu blog a crescer.

Estou testando essas dicas em meu perfil , e em duas semanas já consegui dobrar as visitas aqui no blog. Estipulei um prazo de 2 meses para ver o que mais está funcionando e vou compartilhar a experiência aqui também com vocês.

Este post foi útil para você? Comente aqui o que achou.

Ajude o Quero Detalhes a crescer. Compartilhe com seus amigos e me acompanhe também nas redes sociais: Facebook | Instagram Pinterest
4 FORMAS DE DIVULGAR UM POST (SEM PARECER CHATO OU FAZER SPAM) 4 FORMAS DE DIVULGAR UM POST (SEM PARECER CHATO OU FAZER SPAM) Reviewed by quero detalhes on 18 março Rating: 5

3 comentários:

  1. Amei as dicas. A divulgação de uma postagem é essencial para o tráfego do blog e nesses últimos tempos o pinterest tem sido o que mais traz visualizações para os blogs e de uma forma totalmente orgânica. Vou usar as outras dicas que ainda não uso
    beijos
    http://www.dearlytay.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu amo demais o Pinterest! É de lá que vem 80% do meu trafego. Os grupos do Facebook costumavam bombar muito antes, mas ultimamente tem mudado bastante essa forma - é necessário saber bem onde divulgar e a linguagem a usar.
    Adorei as dicas!
    Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  3. Amei as dicas! O Pinterest ainda é o meu favorito mas pretendo me aventurar em outras hahaha

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.