A importância do autoconhecimento na escolha profissional

 

Autoconhecimento na Carreira

Finalmente! Último ano do ensino médio e você já consegue ver sua entrada no curso dos seus sonhos  acontecendo no ano seguinte. Mas e quando você ainda não sabe qual curso fazer


Esse “sonho” começa a ter o efeito contrário, não é mesmo?


Calma, saiba que você não está sozinho nessa e que isso é muito comum. Veja só:  


Em uma pesquisa apresentada pela Universia com cerca de 9000 pré-universitários, mais de 70% dos jovens alegaram que escolheram seu curso superior influenciados pelos familiares e por afinidades. E os cursos escolhidos são predominantemente os mais tradicionais. 


Sabe a consequência disso? Jovens frustrados por não se identificarem com o curso, e desanimados em seguir em frente na carreira que “escolheram”, por influência de outras pessoas. 


Segundo o CENSO da Educação Superior, em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas. Porém, acompanhando a jornada acadêmica desses alunos por 10 anos, constatou-se que menos de 40% dos ingressantes de 2011 concluíram seu curso de ingresso.


Preocupante né?


O pior é que nesse abandono da profissão não estão envolvidas apenas questões financeiras, mas emocionais e a sensação de “tempo perdido”. 


Não quero te assustar, pelo contrário, quero te mostrar que isso acontece (e muito) por aí, mas quando você sabe o quer, onde quer chegar e desenvolve seu autoconhecimento tem grandes chances de fazer uma escolha profissional assertiva e sair dessa estatística. 


Bora conversar sobre isso?


O que é autoconhecimento?


Como o próprio nome diz, o “autoconhecimento” é o conhecimento que uma pessoa tem sobre ela mesma. Ao desenvolver seu autoconhecimento, você consegue identificar pontos fortes e fracos, aumentar sua confiança e tomar melhores decisões (inclusive sobre sua carreira). Além disso, com o autoconhecimento bem desenvolvido, problemas de autoestima, instabilidade emocional e ansiedade são mais fáceis de serem controlados. 


Quando você desenvolve seu autoconhecimento, entende quem de fato é!


Perceba que o autoconhecimento traz benefícios não só para sua vida profissional mas para a pessoal também, concorda?


Por que o autoconhecimento é tão importante?


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente. Não faz nem dois anos que vivenciamos a era VUCA, e há pouquíssimo tempo entramos na era BANI. Por isso, profissionais com habilidades e competências bem desenvolvidas tendem a passar por essas transições de eras sem grandes sufocos e se destacar entre os demais. 


Antes de falarmos sobre as formas de desenvolver o autoconhecimento, acho importante que você conheça um pouco mais das eras VUCA e BANI. Veja só:


O termo “VUCA”, se originou na década de 1990 e vem do acrônimo: 


V - Volatility (volatilidade);

U - Uncertainty (incerteza);

C - Complexity (complexidade);

A -  Ambiguity (ambiguidade).


Essa expressão era muito utilizada no mercado de trabalho para representar a velocidade das mudanças e o avanço da transformação digital. Mas com o surgimento da pandemia e do aumento de crises econômicas, esse termo foi substituído pelo conceito de mundo BANI, impactando diretamente na vida dos jovens ingressantes no mundo do trabalho.


O conceito BANI, também vem de um acrônimo em inglês, que significa: 


B - Brittle (Frágil);

A - Anxious (Ansioso);

N - Nonlinear (Não linear);

I - Incomprehensible (Incompreensível).


De que forma a era BANI afeta sua carreira?

Eu te explico. Vamos interpretar cada uma das letras do acrônimo agora.


B - Brittle (frágil):

Tenho certeza de que você conhece alguém que ainda está no mesmo emprego desde que ingressou no mercado de trabalho, correto? O sonho de crescer e alcançar melhores cargos na mesma empresa era muito comum há uns anos atrás. Esse é um dos cenários que vem mudando com o mundo BANI. Com a velocidade das mudanças, a média de duração do profissional no mesmo cargo e/ou empresa é de aproximadamente dois anos.


A - Anxious (Ansioso):

Internet das coisas, indústria 4.0, inteligência artificial, Metaverso, NFT´s, tudo isso vem nos mostrando que o que servia até ontem, amanhã pode não servir mais. Por isso, para se manter atualizado e não ser “engolido” pela tecnologia, é preciso aprender, desaprender e reaprender sempre (o conceito de Lifelong Learning, clique aqui para saber mais).


N - Nonlinear (Não linear):

Como citei anteriormente, se manter na mesma profissão era super comum e as pessoas tinham suas carreiras bem definidas com crescimento linear. Mas já conseguimos ver esse movimento se alterando. Profissionais com uma vasta experiência em determinadas áreas, vendo que podem atuar em outros cargos e recomeçando suas carreiras. 


Esse inclusive é o conceito de Trabalhabilidade, que é entendida como a capacidade que temos em absorver habilidades, conhecimentos e competências para gerar renda, trabalho e riquezas. Seja como empreendedor, autônomo ou profissional liberal.


Sugestão de leitura: O que é Trabalhabilidade? 


I - Incomprehensible (Incompreensível):

Antigamente os profissionais tinham funções bem definidas, mas hoje, os projetos vêm ganhando força, substituindo esse modelo de trabalho. E quanto antes você entender essas mudanças, melhor será sua experiência profissional. Já dizia William Ward, teólogo inglês:  

 

“Há os que se queixam do vento. Os que esperam que ele mude. E os que procuram ajustar as velas.” 


Agora que você entendeu melhor a transição dessas duas eras, percebe a importância em desenvolver seu autoconhecimento? E não só desenvolver, mas colocar em prática tudo o que aprender.


Como desenvolver seu autoconhecimento?

Bora para a parte mais importante agora, a de como desenvolver o autoconhecimento. 


1 - Quais são seus objetivos e interesses?

Antes de tudo, você precisa identificar quais são seus objetivos e interesses de vida e de carreira. 


“O que é sucesso para você?”


Tire um tempo para refletir sobre isso e anote em um papel tudo que surgir em sua mente. Quando se tem a clareza sobre isso, você consegue inclusive, identificar não só o que gosta, mas também o que você não gosta e não quer para sua vida.


2 - Não se feche para as opiniões de pessoas próximas

Mas não deixe que isso seja defina quem você é. E porque não ouvir o que pessoas da área que você tem interesse tem a dizer? Eles podem te apresentar a realidade da profissão na prática. E lembre-se, a decisão é sempre sua!


3 - Estabeleça metas reais para sua carreira

Depois de ter respondido a pergunta do que é sucesso pra você no tópico 1, você provavelmente já tem uma ideia do que quer para sua vida e onde quer chegar, não é mesmo? 


Agora é a hora de estabelecer como fazer isso, uma dica que posso te dar é: tenha metas de curto, médio e longo prazo. Isso vai te ajudar a se manter motivado durante o percurso. Por exemplo, quero ter 1 milhão de reais. Parece distante né? Mas se você dividir as metas assim:


- Quero ter 1 mil reais até o fim do ano (curto prazo);

- Quero juntar 10 mil em cinco anos (médio prazo);

- Quero guardar 1 milhão de reais em 40 anos (longo prazo).


Sentiu a sensação de que são metas possíveis? O mesmo exercício deve ser feito em sua carreira. Vai por mim, com um planejamento definido, você vai se sentir bem mais motivado.


4 - Quais são seus pontos fortes e pontos fracos?

Quando você identifica seus pontos fortes e fracos, passa a utilizá-los a seu favor. Desenvolvendo ainda mais o que você já é bom e trabalhando para que suas fraquezas não atrapalhem sua jornada profissional.


Agora é com você!

Desenvolver seu autoconhecimento vai contribuir para seu sucesso, tanto profissional, quanto pessoal. É um processo que leva tempo e exige muita disposição da sua parte para acontecer, mas é uma escalada que vale a pena.


Leia também: IKIGAI - Como encontrar seu propósito de vida?


Comenta aqui o que achou, vou adorar saber 😉!  


Até a próxima! 

Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram I Pinterest I Facebook I Youtube
A importância do autoconhecimento na escolha profissional A importância do autoconhecimento na escolha profissional Reviewed by Larrine on 21 julho Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.