Melhore seu resultados no instagram com as hashtags!

31 janeiro 2021

Como alcançar melhores resultados no instagram usando hashtags?

As hashtags quando usadas de forma correta e estratégica no Instagram se tornam uma das melhores maneiras para aumentar seu engajamento e trazer mais visibilidade ao seu perfil, e o melhor: você não precisa gastar um centavo com isso


Hashtags e Instagram

Mas, o que são hashtags?

As hashtags são qualquer palavra que vem acompanhada pela cerquilha (#) ou jogo da velha, como é popularmente conhecida. Quando alguém faz uma publicação em seu perfil usando hashtags, a plataforma passa a classificar seu post em categorias, deixando que outras pessoas interessadas naqueles assuntos encontrem a publicação mais facilmente.


Por exemplo: #blog; #rendaextra; #empreendedorismo; #marketingdigital; #redessociais... O importante é não separar a palavra da cerquilha.

 

No exemplo abaixo fiz um teste em duas publicações diferentes:

Alcance maior no instagram

Mas porque os resultados foram diferentes?


No primeiro post não realizei um estudo das hashtags estratégicas do meu nicho, apenas selecionei algumas mais populares e adicionei. Já na segunda, fiz diferente, usei as hashtags mais relevantes e as escolhi com cuidado na publicação. É uma estratégia que funciona para qualquer nicho e tamanho de perfil.


Você pode usar essa estratégia no Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e no Pinterest também, pois ao usá-las as hashtags se transformam em links que se agrupam com os outros conteúdos de outras pessoas que também as usaram. E facilitam a descoberta de pessoas interessadas no tema também.


Como as hashtags funcionam no instagram? 


As hashtags no Instagram funcionam como palavras-chaves, categorizando seus posts e os tornando mais fáceis de serem encontrados pelas pessoas interessadas no assunto e que ainda não te seguem. 


Para facilitar essa busca, em 2017 o Instagram lançou o recurso "seguir hashtags", o que significa que quando alguém começa a seguir uma hashtag específica que você usa, sua publicação começa a aparecer automaticamente no feed delas. Por isso, que esse recurso é considerado como ponto chave para melhorar sua estratégia de engajamento e marketing no instagram, pois com ela você consegue atingir novos usuários e melhorar seu engajamento.


E, quantas hashtags posso usar no Instagram?


Na central de ajuda da plataforma, o instagram nos fala que podemos adicionar até 30 hashtags em uma publicação. E se você incluir mais de 30 marcações em um vídeo ou foto, o comentário não é publicado. 


Mas se você escolher as 30 de forma estratégica, é mais que suficiente para te ajudar a aumentar seu alcance e engajamento.


É possível adicionar também números em suas hashtags. Porém, espaços e caracteres especiais, como % ou $ não funcionam.

 

Alcance melhores resultados usando essa estratégia!


O ponto mais importante para usar em sua estratégia é prestar atenção na popularidade das hashtags que irá usar. 

1 - Hashtags de popularidade regular: São usadas com menos frequência, o que te dá mais chances de fixar seus posts na aba de mais relevantes. As hashtags classificadas como regular, são aquelas que possuem de 5.000 a 100.000 publicações na plataforma.

2 - Hashtags de popularidade média: São atualizadas frequentemente pelo Instagram, e seu post tem mais chances de ser visualizado pelas pessoas. As hashtags classificadas como médias, são aquelas que possuem de 100.001 a 600.000 publicações na plataforma.

3 - Hashtags de popularidade alta: Sua atualização é feita com ainda mais frequência do que as hashtags de popularidade média, e te dão mais chances de ficar na área de publicações mais relevantes, se sua publicação tiver um bom engajamento. As hashtags classificadas como altas, são aquelas que possuem mais de 600.000 publicações.



Agora, vamos a estratégia?


Iremos usar todos os recursos que a plataforma disponibiliza. Então, escolha 10 hashtags de popularidade alta, 10 de popularidade média e 10 de popularidade regular. Ok? 


Ao usar as 10 hashtags de popularidade alta, você receberá curtidas mais facilmente ao publicar o post. Toda interação nos 20 primeiros minutos da publicação, mostra aos algoritmos do instagram que o post é relevante e a plataforma o entrega para mais pessoas.


E as outras 20 hashtags também servirão de impulsionamento para que seu post continue sendo entregue para sua audiência no decorrer do tempo.


Para encontrar as melhores hashtags, vá na aba tags e digite a palavra geral correspondente ao seu nicho. Veja esse exemplo abaixo, onde busquei por "autoestima":

Use as hashtags estrategicamente no instagram

Veja as sugestões e popularidade de cada uma das hashtags, #autoestimafeminina por exemplo, aparece em 289K publicações aqui e #autoestima mais de 11M de vezes. Escolha uma das sugestões, dando preferência para as que possuem menos de um milhão de publicações (pois assim a chance de você ser notada é maior) e veja as principais publicações. 

As publicações que aparecem entre as mais relevantes são classificadas pela quantidade de curtidas e comentários no post, além do número de seguidores dessas contas.


É importante levar em consideração um ponto aqui. É óbvio que as contas com mais seguidores e mais engajamento terão mais chances de entrar para as mais relevantes, mas não desanime, ainda mais se estiver começando há pouco tempo, continue persistindo, pois até os maiores influencers um dia começaram com 0 seguidores. Então, anote a hashtag para usá-la em seus posts também e mantenha a constância.


Para conseguir que seus posts fiquem entre os mais relevantes, principalmente se sua conta ainda for pequena, encontre uma hashtag de popularidade menor e a use, pois provavelmente as interações dos outros perfis que também estão usando essa hashtag possuem o nível de engajamento parecidos com o seu.

Busque por 10 hashtags nesse estilo, assim você terá mais chances de entrar na lista das publicações mais relevantes.

Sucesso em sua estratégia! 


Lembre-se: não existe fórmula mágica. Para que você melhore seu engajamento em qualquer nicho e tamanho de conta, é preciso ter conteúdos de valor em seu perfil. Então, produza conteúdos de qualidade, uteis, criativos, compartilháveis e originais. E acredite em você, que tudo dará certo!


Achou esse post útil? Compartilhe com seus amigos 😉


Me acompanhe também nas redes sociais: Instagram Facebook Pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Topo
Todos os direitos reservados - Desenvolvido com
por Lorena Alves